Merlong denuncia fechamento da Embrapa de Parnaíba

O deputado federal Merlong Solano (PT) foi procurado por servidores da Embrapa Meio Norte e pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) para tratar sobre o fechamento da Unidade de Execução de Pesquisa de Parnaíba da Embrapa Meio-Norte.


Embora a chefia-geral do órgão alegue que as mudanças são fruto da necessidade de reposicionamento das equipes, servidores denunciam o fechamento de laboratórios e a demissão de funcionários, bem como a transferência compulsória de pessoal. O assunto foi discutido em reunião com o deputado federal Merlong Solano (PT) durante esta semana.


O parlamentar destacou a importância do trabalho da Embrapa, pela referência conquistada ao longo dos anos, tanto no cenário nacional quanto internacional. Merlong avalia que o Brasil não teria a força que tem na agropecuária sem as pesquisas da Embrapa e que a instituição deveria estar fortalecendo seus laços com a comunidade, com a universidade e com o setor agropecuário, ajudando as empresas a ter uma produção sustentável cada vez melhor.


“Manifesto meu compromisso com os pesquisadores e servidores da Embrapa de Parnaíba, contra o encerramento das atividades da unidade, que está sofrendo um verdadeiro desmonte. Infelizmente, esse desmonte não é um fato isolado. Está acontecendo no Ibama, no ICMBio, nas universidades, nas instituições públicas de maneira geral. É um projeto de governo que defende o Estado Mínimo, submetido ao grande capital financeiro”, lamenta Merlong.



0 comentário