• lianaragao

Hospital Estadual de Parnaíba passa oferecer serviço de neurocirurgia

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), localizado no município de Parnaíba, recebeu a implantação do serviço de neurocirurgia, na manhã desta terça-feira (1º). O governador Wellington Dias participou remotamente da solenidade. O atendimento da especialidade será no regime de plantão 24 horas.


A neurocirurgia já está implantada nos hospitais das cidades de Floriano e Picos, resultando na redução das transferências de pacientes por meio da Regulação Estadual, para a realização dos procedimentos em Teresina.


“Olhando para a realidade que tínhamos no Piauí, o atendimento de saúde ocorria basicamente em Teresina. Começamos a trabalhar a descentralização de serviços, hospitais, saúde da mulher e avançamos muito. Hoje, a capital responde por 50% de atendimentos, o que antes correspondia a 80%. Ao longo deste período chegamos em áreas mais complexas como pediatria e a neurocirurgia. Agradeço toda a luta de nossos profissionais que se empenharam nesse processo de tornar nossa saúde de ponta”, destacou o governador.


De acordo com o secretário estadual da Saúde, Florentino Veras “ é um dia histórico para os parnaibanos e através da sensibilidade do governador Wellington Dias, o serviço de neurocirurgia vai funcionar 24h na região de Parnaíba. Com isso, as lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma serão reduzidas porque na neurocirurgia, o tempo é o maior aliado para conseguir diminuir qualquer sequela. Com o atendimento no hospital da própria cidade, os pacientes terão mais qualidade de vida”, afirmou.


“Pude acompanhar o desafio que é pasta da saúde no momento da pandemia. O subfinanciamento ainda é um problema para a nossa saúde e esse é um grande passo que estamos dando. Custear novos serviços e mantê-los são desafios para os estados e municípios, mas mesmo assim, seguimos firmes com os nossos profissionais dedicados que estão hoje à frente de ações tão importantes como esta”, disse o secretário de Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles.


Os profissionais envolvidos com o projeto reconhecem os saltos que a saúde do Piauí tem dado nos últimos anos. “O governador Wellington Dias tem lutado para melhorar nossos índices, principalmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e isso tem refletido em investimentos na saúde, na interiorização de serviços e atendimentos essenciais para nossa população”, explica o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.




0 comentário