• lianaragao

Dr. Pessoa inaugura obra do Canal do Matadouro na zona norte de Teresina

O prefeito Dr. Pessoa inaugura, nesta quarta-feira (18), a partir das 9h, o Canal do Matadouro, obra que resolve o problema de alagamento, que era comum no período chuvoso naquela região e proporciona saneamento básico para a população que mora no seu entorno.


Construída pelo Programa Lagoas do Norte, com recurso do Banco Mundial, a obra tinha como objetivo promover o adequado escoamento das águas das chuvas. O canal recebe as águas pluviais que vêm das regiões mais altas e as direciona para as lagoas próximas, exercendo um importante papel no sistema de drenagem da região.


Nesta última etapa, a construtora responsável trabalhou na finalização da urbanização do canal com a instalação de equipamentos públicos como academias, playgrounds e iluminação. Também foram construídos piso de passeio, corrimão, arborização e jardinagem, proporcionando um espaço adequado para a prática de atividades físicas e convívio social.


Com custo total de mais de R$ 5,3 milhões, foram construídos também sistema de esgotamento sanitário, muros nas casas que margeiam o canal e pavimentação de ruas próximas.


Antigamente, o canal era obstruído pelo acúmulo de lixo e por residências que ocupavam seu leito e, por isso, a área era anualmente inundada nos períodos chuvosos. Boa parte do problema foi resolvido ainda na primeira intervenção do Lagoas do Norte, com a terraplanagem e estruturação do canal para que ele passasse a realizar o escoamento das águas de forma adequada. O programa realizou a desapropriação e reassentamento das famílias que moravam no meio do canal.





0 comentário