• lianaragao

Dr Pessoa e Dinair Veloso assinam acordo de transporte coletivo entre Teresina e Timon

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e a prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, assinaram, nesta sexta-feira (11), o contrato do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), que visa melhorar o transporte coletivo entre as duas cidades. A iniciativa, pioneira no país, deve aproximar ainda mais os dois municípios vizinhos.


“Poderemos dar outros passos em conjunto. Todo e qualquer ato administrativo que for preciso conversar conosco, para melhorar a economia, a geração de emprego, renda e a acessibilidade, estaremos de peito e mente aberta para recebê-los”, disse Dr. Pessoa.


Após a homologação do CIMU na esfera federal, a competência pela gestão, planejamento, fiscalização e regulamentação do transporte público urbano entre Teresina e Timon passará a ser de responsabilidade das suas respectivas gestões municipais. A expectativa é que a assinatura do contrato acelere a implantação de melhorias no sistema.

“Enquanto prefeita, sempre procuraremos ter a melhor relação possível com os gestores, sobretudo com o prefeito de Teresina, pois fazemos parte da região metropolitana da capital do Piauí. Precisamos trabalhar de forma integrada. Esse é um momento muito importante e aguardado pela população timonense”, afirma Dinair Veloso.


Entre os presentes na solenidade de assinatura do contrato estavam, além dos dois prefeitos, secretários municipais das duas cidades, o diretor do Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU) de Timon, Saney Sampaio; e do Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina, Cláudio Pessoa.


Rede Municipal de Saúde de Teresina

Em um segundo momento, os gestores passaram a tratar de questões referentes à parceria entre os dois municípios com relação à regulação de procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Em pauta, a otimização dos fluxos e agilidade com relação ao atendimento em ambos os locais.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, o objetivo principal da reunião foi discutir o termo de compromisso que existe entre Maranhão e Piauí, especialmente a pactuação dos serviços entre os dois Estados. “As cidades são coirmãs, e precisam colaborar uma com a outra, estamos sempre com os ouvidos atentos para as demandas e, se possível, atendê-las”, disse.


A pactuação entre os dois Estados envolve 27 municípios e três regionais de saúde do Estado vizinho: Caxias, Timon e São João dos Patos.




0 comentário