• Liana Aragão

Cães que sofriam maus-tratos são resgatados na zona Norte da capital

No início de janeiro de 2021, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CDPA) da OAB Piauí foi procurada para auxiliar no processo de resgate e adoção de onze cães encontrados sem água, sem comida e expostos ao sol e à chuva, em uma residência localizada no bairro Matinha, zona norte de Teresina. Os animais foram recolhidos pela Polícia, o acusado preso em flagrante e os animais encaminhados a um abrigo da cidade. Logo após os primeiros procedimentos, a Polícia Ambiental determinou que a Gerência de Zoonoses recolhesse os animais para que estes passassem por perícia, confirmando ofensa à integridade física ou à saúde dos cães.


“Nossa Comissão recebeu um ofício de uma pessoa manifestando interesse em cuidar dos animais. Fizemos a orientação e uma visita ao local que eles ficariam, constatando que ele tem condições salubres, canis espaçosos e que a candidata a tutora teria condições financeiras para arcar com as despesas de alimentação e saúde dos animais. Agora os animais já se encontram com a nova tutora, que conseguiu judicialmente a guarda de todos os animais”, explica a Presidente da Comissão, Juliana Paz.





A Presidente da CPDA pede que a população continue denunciando os casos de maus tratos para a Polícia Ambiental, Polícia Civil ou para a OAB Piauí. “Estamos à disposição para orientar a sociedade sobre os casos de maus tratos e abandono. Não mantenham seus animais presos, sem alimento e sem água, sozinhos em casa porque isso agora confira crime e resulta em prisão em flagrante”, alerta Juliana Paz.


Para comunicar denúncias de maus-tratos, envie direct no instagram da Comissão @oabpi_animais ou entre em contato com o setor de comissões da OAB Piauí no e-mail comissoes@oabpiaui.org.br e no whats (86) 9 8128-9572. Se possível, fazer vídeos e fotografias dos casos de maus-tratos e abandono para que a polícia seja acionada.


Com informações OAB/PI

0 comentário